Galeria
O que são os “efluentes industriais químicos”?
A palavra efluente tem o sentido de fluir para fora, ou efluir, e pode ser de naturezas diversas.
Temos a variante de efluente quanto ao estado físico, que pode líquido ou gasoso. E quanto à natureza de composição, que classificamos como orgânicos (geralmente proveniente de beneficiamento de produtos alimentares, de origem animal ou vegetal) e Químicos cuja origem provém de processamentos físico-químicos de qualquer natureza que gere resíduo líquido a ser descartado no meio ambiente, geralmente em um corpo d’água que chamamos de “corpo receptor” e excepcionalmente poderemos lançar essas aguas residuais no solo, desde que tenha recebido suficiente tratamento de efluentes industriais químicos.
Sempre que falamos em tratamento de efluentes industriais químicos estaremos nos referindo ao tratamento de uma categoria especifica de despejo líquido de natureza inorgânica ou mineral, sem a componente orgânica.
Para que necessitamos realizar o tratamento de efluentes industriais químicos?
Claro que a resposta é a preservação ambiental, pois os despejos líquidos inorgânicos carregam variados índices de toxicidade, além de uma ameaça de contaminação ambiental mais duradoura, pois a degradação natural desse tipo de resíduo é mais difícil e lenta que o resíduo orgânico.
Como se realiza o tratamento de efluentes industriais químicos?
Geralmente através de avançada tecnologia química que vai ser específica para cada tipo de substância indesejável contida na água residuária.
Como selecionar o mais correto e eficiente tratamento de efluentes industriais químicos?
Em primeiro lugar, uma empresa de Consultoria e Engenharia Ambiental vai orientar, através de um criterioso projeto técnico a construção de um Sistema ideal de tratamento de efluentes industriais químicos, depois por meio de análises meticulosas de laboratório, qualitativa e quantitativa vai nortear com exatidão quais produtos deverão se utilizar e que tipo de efluente eu quero e preciso lançar, sempre subordinado às legislações ambientais vigentes no local, no âmbito Federal, Estadual e em casos mais extremos em nível municipal.
Sempre teremos em mente que o adequado tratamento de efluentes industriais químicos deve ter como meta sempre presente a sustentabilidade com preservação do meio ambiente e da qualidade das águas, em tempos de crise hídrica principalmente.