Galeria
Tratamento biológico de efluentes industriais:
O que são efluentes industriais? É o conjunto de todos os resíduos líquidos que são lançados ou despejados para fora do estabelecimento produtivo (não necessariamente indústria), mas uma fonte de efluentes oriunda de atividade econômica que seja distinta de uma residência particular (casa), ou coletiva (conjuntos em prédios ou casas em condomínio).
Assim, se fará necessário, com o devido planejamento, um estudo minucioso para a execução de um sistema de tratamento biológico de efluentes industriais adequados a real necessidade de cada atividade, com a devida caracterização, tipificação do despejo líquido, cujo subsídio seja capaz de garantir decisões de projeto a suprir com excelência a qualidade ambiental e a segurança do agente gerador do efluente.
Temos à disposição, através de novas tecnologias, diversas opções de tratamento biológico de efluentes industriais que vão obedecer a critérios rígidos desde o projeto, execução e operação do sistema.
Desde décadas e décadas atrás, se utiliza do método de “lagoas facultativas” como a opção mais simples de tratamento biológico de efluentes industriais, porém esse método arcaico nem sempre vai atender às modernas necessidades das empresas, bem como as exigências legais vigentes.
Todavia, mais modernamente, dispomos de novas tecnologias que vão garantir maior eficiência e melhores resultados no tratamento biológico de efluentes industriais, como a utilização de bactérias e microrganismos específicos e seletivos para cada tipo de efluente.
Dispõe-se ainda de tecnologias clássicas de tratamento biológico de efluentes industriais, como as lagoas aeradas que visam à remoção de Matéria Orgânica por meio de energia mecânica que aduz ar atmosférico ao efluente e por um processo simples e eficaz, consegue o nobre objetivo de redução da DEMANDA BIOQUÍMICA DE OXIGÊNIO, que significa REDUÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA.
Assim, entre várias opções, o tratamento biológico de efluentes industriais, projetado para cada necessidade, vai nos trazer o resultado esperado de qualidade ambiental, por meio de planejamento e estudos prévios, utilizando a engenharia e tecnologia modernas diagnosticando e encontrando a solução mais apropriada em busca de resultados que atendam aos mais exigentes dispositivos legais tanto na esfera ambiental e da qualidade, como no bem estar da comunidade.