Galeria
Qual a importância do monitoramento da qualidade da água?
Realizar o monitoramento da qualidade da água faz parte da rotina de muitos Sistemas de Abastecimento de água de diversos municípios, que tem o objetivo de detalhar a característica da água, avaliar a qualidade da água distribuída e ainda nortear os tratamentos necessários.
Nunca se discutiu tanto a qualidade da água e cada vez mais com a escassez desses recursos não faltam legislações tratando do assunto e cada vez mais o monitoramento da qualidade da água passa ser uma preocupação, não só dos municípios, mas também das empresas.
A Quimi Quali Laboratório, Engenharia e Serviços Ambientais, atuam nesse mercado oferecendo as empresas à garantia de um monitoramento da qualidade da água adequado com as necessidades da empresas em consonâncias com as principais legislações, podemos citar: Portaria n° 2.914 do Ministério da Saúde de 12 de dezembro de 2011, Resolução Conama n° 396, de 3 de abril de 2008, Resolução Conama n° 357 de 17 março de 2005.
O monitoramento da qualidade da água é tratado com muita seriedade pela Quimi Quali, um dos principais diferenciais com relação ao mercado é a qualidade e agilidade dos ensaios, sendo priorizado o ensaio não conforme com alguma legislação, para que de imediato seja comunicado ao cliente e o mesmo possa tomar as medidas cabíveis. Assim o problema será resolvido com maior rapidez minimizando os possíveis riscos à saúde que a distribuição de uma água não conforme possa causar.
Segundo a Portaria 2.914 do Ministério da Saúde de 12 de dezembro de 2011 cabe a cada município cobrar que os responsáveis pela solução alternativa realize o monitoramento da qualidade da água. No Estado de São Paulo quem realiza esse controle é a área de meio ambiente da Vigilância Sanitária de cada município.
A Vigilância Sanitária através da Resolução SS 65, de 12 de Abril de 2005 regulamenta o cronograma e de que forma deve ser feita documentação para protocolo desse monitoramento da qualidade da água, cabe as empresas seguir esse cronograma e comunicar qualquer desvio quanto à qualidade da água distribuída.
Para tanto as empresa devem manter um laboratório acreditado realizando os ensaios ambientais.