Galeria
Para que serve um laboratório de análises físico químicas?
O exame da água, feito em um laboratório de análises físico químicas é importante principalmente quando destinada ao consumo humano. Por ele pode-se ter certeza de que a água distribuída é de confiança, se está livre de contaminação por microorganismos ou substâncias químicas que podem ser prejudiciais à saúde das pessoas.
Nos países em desenvolvimento, onde ainda podemos encontrar áreas urbanas densamente povoadas com precárias condições de saneamento básico, a água é responsável por um grande número de doenças de veiculação hídrica. Vários artigos têm apontado para as doenças causadas pelas altas concentrações de nitrato e alumínio na água, tais como a metaemoglobinemia (fenômeno de intoxicação química) e Mal de Alzheimer, respectivamente. Por essa e outras razões, a necessidade de se fazer uma análise minuciosa em um laboratório de análises físico químicas vem se tornando cada dia mais indispensável.
O que faz um laboratório de análises físico químicas?
Um laboratório de análises físico químicas é capaz de fornecer os resultados das propriedades químicas, físicas e mineralógicas que, somados aos de campo, permitem uma adequada caracterização dos solos e da água. Os métodos usados no laboratório de análises físico químicas nessa caracterização, em sua grande maioria, são adaptados daqueles descritos na literatura nacional e internacional, e desenvolvidos e utilizados pelo laboratório de análises físico químicas. Ao longo dos anos, pequenas alterações foram neles realizadas, visando à melhor adaptação às nossas condições de solo e água, sem, no entanto alterar-lhes os princípios.
Apesar de todos os esforços para armazenar e diminuir o seu consumo, a água está se tornando, cada vez mais, um bem escasso, e sua qualidade se deteriora cada vez mais rápido, por isso consultar um laboratório de analises físico químicas torna-se mais importante.
A água subterrânea, por exemplo, além de ser um bem econômico, é considerada mundialmente uma fonte imprescindível de abastecimento para consumo humano, para as populações que não têm acesso à rede pública de abastecimento ou para aqueles que, tendo acesso a uma rede de abastecimento, têm o fornecimento com frequência irregular. Mesmo em águas subterrâneas é necessário conhecer as características que é distribuída e consumida, através de exames feitos em um laboratório de análises físico químicas.