Galeria
Controle de qualidade da água na indústria:
O controle de qualidade da água na indústria, seja ela cosmética, de alimentos, metalúrgica, ou qualquer outro ramo, é de grande importância em qualquer setor produtivo.
Diversos parâmetros são determinados para caracterizar a água, que são indicadores da qualidade da água e são não conformes quando alcançam valores superiores aos estabelecidos para determinado uso.
A qualidade da água está bem definida nas concentrações máximas permitidas para determinadas substâncias, conforme especificado nas Resoluções CONAMA 357/05, 396/08 e 430/2011, que dispõem sobre a classificação e diretrizes ambientais para o enquadramento das águas subterrâneas e superficiais e estabelecem as condições e padrões de lançamento de efluentes. Uma outra resolução que também traz parâmetros para controle de qualidade da água na indústria, ou no abastecimento público, é a Portaria 2.914 de 12 de dezembro de 2011.
Controle de qualidade da água na indústria de alimentos:
A água na indústria de alimentos é fundamental, devido as várias funções que desempenha. Assim ela deve apresentar dois requisitos: qualidade e quantidade.
A água pode ser utilizada na incorporação de ingredientes e fórmulas, ou como agente de sanitização e limpeza. Além de atuar como fonte de aquecimento e resfriamento Por esse motivo, o controle de qualidade da água na indústria de alimentos deve ser rigoroso.
O controle de qualidade na indústria de alimento, verifica metais como: magnésio e cálcio, pois estes quando em grande quantidade aumentam a dureza da água, o que causa danos em equipamentos e utensílios.
Controle de qualidade da água na indústria farmacêutica:
O controle de qualidade da água na indústria farmacêutica é de grande importância. A água participa dos processos de limpeza de materiais e superfícies, mas também é utilizada como veículo em formulações.
A água utilizada em formulações é a agua purificada, que é um elemento de grande importância e pode ser obtida por processos de purificação como: destilação, osmose reversa e troca iônica.
É necessária a remoção de impurezas para prevenir a contaminação química dos produtos. Deve ser realizado o controle microbiano para prevenir a contaminação microbiológica dos produtos.
A regulamentação para a água utilizada em processos farmacêuticos e a Farmacopéia, que determina parâmetros para os seguintes ensaios: características físicas, acidez e alcalinidade, , substâncias oxidáveis, condutividade, cálcio e magnésio, cloretos, nitratos, sulfatos, entre outros.