Galeria
Análise de efluentes líquidos:
Os efluentes são os resíduos provenientes das indústrias, dos esgotos e das redes pluviais, que são lançados no meio ambiente, na forma de líquidos ou gases. A palavra efluente significa aquele que flui. É qualquer tipo de líquido ou gás que são descartados na natureza depois de gerados em diversas atividades humanas.
Antes de serem descartados na natureza deve-se fazer uma análise de efluentes líquidos ou gases, para que se saiba a composição desse efluente, assim fazer o melhor tratamento, antes de seu lançamento no meio ambiente.
Existem diversas legislações que estabelecem os padrões para de qualidade para lançamento de um efluente, e sendo assim as indústrias procuram laboratórios que realizam análise de efluentes líquidos.
A análise de efluentes líquidos é necessária para que se saiba quais os agentes poluidores estão presentes na água residual, e assim estudar o melhor tipo de tratamento dentre os diversos existentes.
Através da análise de efluentes líquidos é possível encontrar diversos poluentes originados do processo de produção de determinada empresa que causam danos a rede de esgoto, aos rios e ao meio ambiente como um todo.
As atividades industriais podem trazer vários problemas ambientais, devido a isso, algumas medidas preventivas devem ser tomadas para que esses problemas não ocorram. Como uma medida preventiva a análise de efluentes líquidos está presente na rotina de muitas empresas, para que elas conheçam as características de suas águas residuais e faça o tratamento da forma mais adequada, retirando grande parte dos poluentes existentes e retornando ao meio ambiente tentando causar o menor impacto possível.
Existem legislações que regulam o despejo de efluentes em rios e bacias hidrográficas, e elas podem ser de nível Municipal, Estadual e Federal. Alguns das legislações mais utilizadas são o Artigo 18 do Decreto número 8.468 de 8 de setembro de 1976 da Cetesb e o Artigo 19 A do mesmo decreto, mas com redação do Decreto número 15.425 de 23 de julho de 1980. Outra legislação que abrange a análise de efluentes líquidos é o CONAMA, com as resoluções de número 357/2005 e a de número 430/2011.
Alguns dos ensaios realizados para análise de efluentes líquidos são: DBO (Demanda bioquímica de oxigênio), DQO (Demanda química de oxigênio), pH, sólidos sedimentáveis, entre vários outros.