Galeria
Por que realizar análise de água subterrânea?
Realizar a análise de água subterrânea se faz necessário sempre que houver um poço, seja ele artesiano, semi-artesiano, caipira ou mesmo cacimba, pois é de extrema importância conhecer a água que se consome.
Quando se perfura um poço, é necessário fazer a regularização do mesmo junto com os órgãos regulamentadores, através da outorga de direito de uso dos recursos hídricos. Para a obtenção da outorga é necessário a realização de análise de água subterrânea conforme a Portaria nº 2.914 do Ministério da Saúde de 12 de dezembro de 2011, de acordo com os parâmetros descritos nos Anexo I, Anexo VII e Anexo X, incluindo o ensaio pH. Essa análise de água subterrânea contempla diversos parâmetros, incluindo compostos inorgânicos, compostos orgânicos, agrotóxicos e etc.
Dependo do caso, pode ser solicitado a dispensa da outorga, é necessário fazer um outro tipo de análise de água subterrânea, que é mais simples e segue a Portaria DAEE nº 2.292 de 14 de dezembro de 2006, a qual inclui parâmetros descritos na Tabela I, Tabela II e Tabela III se necessário.
Normalmente, logo em seguida a perfuração do poço já é solicitada uma análise de água subterrânea, não só para a obtenção da outorga, mas para saber as características de água que será fornecida por esse poço. Essa análise de água subterrânea deve seguir rígidos padrões de qualidade, isto é, ser realizada por laboratório acreditado pelo INMETRO. A empresa Quimi Quali Laboratório, Engenharia e Serviços Ambientais oferece esse serviço seguindo as normas de qualidades exigidas pois é um laboratório acredita pelo INMETRO.
Além disso, a empresa Quimi Quali Laboratório, Engenharia e Serviços Ambientais também oferece o serviço de propor um tratamento personalizado e específico da água, caso a análise de água subterrânea apresente algum resultado fora do estipulado pela legislação de modo a adequar e atender as necessidades de cada cliente. Esse serviço é muito importante, pois a legislação estabelece que seja distribuída água de qualidade, ou seja, de nada adianta obter a documentação do poço, se ele não atender os requisitos mínimos exigidos pelo Ministério da Saúde.