Clique nas imagens para ampliar
Por que fazer análise de água de poço?
Realizar a análise de água de poço é importante pois é preciso conhecer a água que você consome e distribui para as pessoas que estão no mesmo local.
Além disso, é necessário fazer a análise da água do poço para providenciar tanto a documentação de dispensa como a obtenção da outorga de uso do poço.
A análise de água de poço para dispensa de outorga é mais resumida e consiste nos seguintes parâmetros que são apresentados na Tabela I da Portaria DAEE nº 2.292 de 14 de dezembro de 2006: cor aparente, turbidez, pH, dureza total, amônia, nitrito, nitrato, fluoreto, ferro, cloretos e Escherichia coli.
Em algumas situações, o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) pode exigir as tabelas II e III para complementar a análise de água de poço, incluindo os parâmetros: benzeno, tolueno, etilbenzeno, xileno e benzo(a)pireno.
Por sua vez, a análise de água de poço para outorga é mais elaborada e mais complexa. A outorga consiste na declaração por meio de escritura pública concedendo o direito de uso da água, e um dos documentos necessários para sua obtenção, é a análise de água de poço completa de acordo com a Portaria nº 2.914 do Ministério da Saúde.
Essa legislação apresenta vários anexos paraanálise de água de poçoe de abastecimento público, porém para outorga os que são para necessários são apenas os anexos I, VII, X. Do anexo I é feito apenas os coliformes totais. Do Anexo VII são feitos todos os ensaios, que incluem inorgânicos (antimônio, arsênio, bário, cádmio, chumbo , cianeto, cobre, cromo, fluoreto, mercúrio, níquel, nitrato, nitrito, selênio e urânio), orgânicos (acrilamida, benzeno, benzo(a)pireno, cloreto de vinila, 1,2 dicloroetano, 1,1 dicloroeteno, 1,2 dicloroeteno (cis e trans), diclorometano, di(2-etilhexil)ftalato, estireno, pentaclorofenol, tetracloreto de carbono, tetracloroeteno, triclorobenzenos e tricloroeteno), agrotóxicos (2,4 D + 2,4,5 T, Alaclor, Aldicarbe + Aldicarbesulfona + Aldicarbesulfoxido, aldrin, dieldrin, atrazina, carbendazim + benomil, carbofurano, clordano, clorpirifos + clorpirifós-oxon, DDT + DDD + DDE, diuron, endossulfan (alfa, beta e sais), endrin, glifosato + ampa, lindano (gama HCH), mancozebe, metamidófos, metolacloro, molinato, parationa metílica, pendimentalina, permetrina, profenofós, simazina, tebuconazol, terbufós, trifluralina) e desinfectantes e subprodutos da desinfecção (ácidos haloacéticos total, bromato, clorito, cloro residual livre, cloraminas total, 2,4,6 triclorofenol, trihalometanos total).