Galeria
Quais as exigências de análise de água para consumo humano?
Hoje as empresas que possuem uma fonte alternativa para abastecimento de água, seja ela por captação superficial (lagoa, rio e etc..) ou captação subterrânea (poço) precisam atender a Portaria 2.914 do Ministério da Saúde de 12 de dezembro de 2011 e realizar análise de água para consumo humano.
A análise de água para consumo humano é necessária para garantir a qualidade da água e tomar ações preventivas, por isso a importância de seguir as orientações da Portaria 2.914 do Ministério da Saúde de 12 de dezembro de 2011, essa legislação trata em seu conteúdo da importância que os responsáveis pela captação devem ter e os cuidados desde o tratamento até a distribuição da água.
É de responsabilidade dos responsáveis que pela solução alternativa prezar pela preservação, qualidade e distribuição do recurso hídrico, sendo necessário atender todos os artigos da Portaria 2.914.
A Quimi Quali Laboratório e Engenharia Ambiental possui profissionais capacitados e com o conhecimento necessário para auxiliar sua empresa em tudo que for preciso para atender as exigências de análise de água para consumo humano.
Quando se trata desse assunto de análise de água para consumo humano a Quimi Quali tem uma vasta experiência e oferece soluções de serviços completas, tais como:
- produtos para tratamento de água (pastilha de cloro, cloradores, soluções para tratamento de metais (zeólita) e etc...)
- nomeação de químico responsável: é possível contratar um químico vinculado a Quimi Quali para ficar responsável técnico da solução alternativa, referente a captação, tratamento e distribuição da água.
- coletas / amostragem da água: é oferecido ao cliente o serviço de coleta / amostragem de amostra de forma a atender todas as metodologias e exigências técnicas, com frascos adequados, preservantes e análises em campo.
- análise de água para consumo humano: o laboratório elabora um cronograma mensal de ensaios conforme o anexo XV da Portaria 2.914.
- administração e protocolo de documentos: após a análise de água para consumo humano é elaborado e preenchido os documentos conforme exigência da Vigilância Sanitária.
- protocolo: caso o cliente opte o protocolo da documentação mensal pode ser realizado pelo próprio laboratório.
A análise de água para consumo humano deve obedecer ao cronograma da Portaria 2.914 e ser protocolada no serviço de Vigilância Sanitária do seu município.